14 dos elevadores mais surpreendentes do mundo. O número 7 é de cortar a respiração.

A necessidade de elevadores existe há mais tempo do que você pode imaginar. Em 236 aC, o matemático grego Arquimedes projetou um elevador rudimentar usando cordas. Os romanos usaram um dispositivo de transporte chamado guincho e contrapesos para levantar gladiadores e animais até à arena de batalha.

Transportar bens, pessoas e gado eram algumas das principais razões pelas quais havia uma necessidade desses eixos rudimentares iniciais.

O elevador moderno começou a ser imaginado e desenvolvido no início dos anos 1800 e, em 1853, o industrial americano Elisha Graves Otis apresentou algo espetacular na exposição do Palácio de Cristal de Nova York: um elevador com uma característica de segurança que evitava que a cabine caísse em caso de as cordas quebrarem, um problema comum na época. Quatro anos depois, o primeiro elevador de passageiros estava pronto para uso em uma loja de Nova Iorque.

Navegue abaixo para ver alguns dos elevadores modernos mais deslumbrantes do mundo.

#1 AquaDom, Berlim, Alemanha

AquaDom, Berlim, Alemanha

O AquaDom é um impressionante aquário de vidro acrílico com um elevador transparente embutido. Está localizado no Radisson Blu Hotel em Berlim-Mitte. Inaugurado em 2004, o projeto custou cerca de 12,8 milhões de euros.

AquaDom, Berlim, Alemanha

O complexo é também o lar de um hotel, escritórios, restaurantes e um Centro de Vida Marinha. São necessários entre 3 a 4 mergulhadores por dia para alimentar o peixe e limpar o tanque.

#2 Elevador Bailong, Zhangjiajie, China

Elevador Bailong, Zhangjiajie, China

O Elevador Bailong, ou Elevador de Cem Dragões, está situado na área Wulingyuan de Zhangjiajie. Tem 325 metros de altura. Apenas no ano passado, foi reconhecido como o elevador ao ar livre mais alto do mundo.

Elevador Bailong, Zhangjiajie, China

A construção começou em outubro de 1999, e três anos depois, o público conseguiu experimentá-lo. Algumas pessoas estão preocupadas com os efeitos ambientais do elevador, já que a área foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade.

#3 Elevador Hammetschwand, Ennetbürgen, Suíça

Elevador Hammetschwand, Ennetbürgen, Suíça

O elevador externo mais alto da Europa é o Hammetschwand Elevator da Suíça, ao longo do Lago de Lucerna. Se você tem medo de alturas, você pode querer evitar visitar este lugar. No topo, os visitantes estão a 1132 metros acima do nível do mar.

Elevador Hammetschwand, Ennetbürgen, Suíça

Um grande feito, o Hammetschwand Elevator foi originalmente construído em 1905 por um hotel local, e permaneceu intacto sobrevivendo às guerras mundiais.

#4 Elevador SkyView, Estocolmo, Suécia

Elevador SkyView, Estocolmo, Suécia

Se você estiver alguma vez em Estocolmo, certifique-se de visitar o Ericsson Globe, o maior edifício esférico do mundo. Para chegar ao topo, use o elevador SkyView.

Elevador SkyView, Estocolmo, Suécia

O centro superior coloca você a 130 metros acima do nível do mar, e lá, você pode ver uma vista panorâmica da cidade.

#5 Gateway Arch, St. Louis, Missouri

Gateway Arch, St. Louis, Missouri

Você certamente já o viu em fotografias fotos, mas acredite, pessoalmente é muito mais impressionante. O arco de aço inoxidável de St. Louis tem  165 metros de altura e mantém o registro como o arco mais alto do mundo.

Gateway Arch, St. Louis, Missouri

A estrutura foi originalmente projetada pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen em 1947. Foi concluída em 1965 e abriu para a exploração pública em 1967.

#6 Torre Eiffel, Paris, França

Torre Eiffel, Paris, França

Não conseguimos esquecer esta torre icônica. Existem três elevadores nos pilares Norte, Leste e Oeste, mas para subir ao topo, você deve mudar de elevadores no 2º andar. Você também pode subir as escadas para uma perspectiva única.

#7 Louvre Lift, Paris, França

Louvre Lift, Paris, França

Quando em Paris, você deve visitar a icônica pirâmide do IM Pei no Louvre. Uma excelente opção de acessibilidade está localizada dentro para sua conveniência.

Louvre Lift, Paris, França

O elevador não fechado se mistura perfeitamente com a escada em espiral. Quão imaginativo!

#8 Elevador Lacerda, Salvador, Bahia, Brasil

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia, Brasil

Este elevador é louvado como uma obra-prima Art Deco e o marco mais significativo em Salvador. Confira as vistas brilhantes do mar circundante.

#9 Elevador de Santa Justa, Lisboa, Portugal

Elevador de Santa Justa, Lisboa, Portugal

Para chegar do bairro da Baixa às ruínas da Igreja do Carmo, apanhe o Elevador de Santa Justa. Você pode admirar a ferrovia e os arcos neogóticos.

Elevador de Santa Justa, Lisboa, Portugal

Você se deleitará com as vistas panorâmicas do centro de Lisboa, bem como as elegantes carruagens de madeira que o levam para lá.

#10 Elevador do Museu Mercedes-Benz, Estugarda, Alemanha

Elevador do Museu Mercedes-Benz, Estugarda, Alemanha

Se você está planejando visitar o Museu Mercedes-Benz, certifique-se de guardar algum tempo para este elevador.

Elevador do Museu Mercedes-Benz, Estugarda, Alemanha

#11 Sky Tower, Auckland, Nova Zelândia

Sky Tower, Auckland, Nova Zelândia

Em apenas 40 segundos, você pode chegar ao observatório em Auckland, Nova Zelândia, onde você ficará a 185 metros de altura. Prepare-se para mergulhar em uma visão 360 da cidade.

#12 Lloyd’s Building, Londres, Inglaterra

Lloyd’s Building, Londres, Inglaterra

Localizado na Lime Street, o Lloyd’s of London é o mercado de especialistas em seguros mais famoso do mundo e possui um dos edifícios mais futuristas da cidade. De uma das doze caixas de elevador de vidro externas, você pode mergulhar em vistas panorâmicas da cidade. Demora cerca de 30 segundos para chegar ao topo.

#13 Taipei 101, Taipei, Taiwan

Taipei 101, Taipei, Taiwan

O Taipei 101 costumava deter o título de o arranha-céu mais alto do mundo em 2004, ou seja, até que o Dubai ultrapassou a conclusão de Burj Khalifa cinco anos depois. Ainda assim, este edifício certificado LEED Platinum ainda é bastante especial. Alcance o 89º andar em apenas 37 segundos, onde você estará a 300 metros acima do nível do solo. Tudo ficará tão pequeno a partir daí, como pequenas estrelas.

#14 Rockefeller Center, Nova Iorque

Rockefeller Center, Nova Iorque

É um lugar popular, especialmente nos feriados, mas é um que nunca envelhece. Localizado no centro de Manhattan, o Rockefeller Center é imperdível para amantes da história e Instagrammers.

Rockefeller Center, Nova Iorque

Incríveis, não?

COMPARTILHAR