As 10 águas mais perigosas do planeta, nada convidativas a banhos

0

A maioria das pessoas não é capaz de imaginar suas férias sem muita água nas proximidades, seja um lago, um oceano, ou até mesmo um rio. Mas há águas em nosso planeta que podem ser mortíferas para os turistas menos avisados.

Hoje, vamos falar sobre vários lugares no planeta, cuja beleza é apenas para observar a uma distância segura.

 

#1 Grande Buraco Azul, Belize

Grande Buraco Azul, Belize

O Great Blue Hole (em português: Grande Buraco Azul) é o maior buraco azul do mundo. Fica localizado quase 100 quilômetros mar adentro da Cidade do Belize.

Em forma de um círculo perfeito, tem pouco mais de 300 metros de largura e atinge 124 metros de profundidade.

Visível inclusive do espaço – foi captado por um satélite da Nasa em março de 2009 – ele é, na verdade, uma caverna que se formou há dezenas de milhares de anos, quando o nível do mar era muito mais baixo do que na atualidade. in:wikipédia

 

#2 Poço de Jacó, Texas, EUA

Poço de Jacó, Texas, EUA

Este poço natural de 9 metros de profundidade com água cristalina é um dos locais de mergulho mais perigosos do mundo. No fundo do Jacob’s Well (em português: Poço de Jacó), há várias entradas para uma ampla rede de cavernas das quais muitos não conseguem sair uma vez lá dentro..

 

#3 Lago Michigan, EUA

Lago Michigan, EUA

O Lago Michigan é quase tão notório como o Triângulo das Bermudas porque é sobre este lago que um dos acidentes aéreos mais horríveis na América do Norte ocorreu sem nenhum motivo lógico.
Ao acaso, o lago é um perigo real devido às correntes que se formam de repente, que, segundo algumas fontes, levam várias dezenas de vidas a cada ano.

 

#4 Lago Natron, Tanzânia

Vista de satélite do lago Natron
Crosta de sal na superfície do lago Natron

O lago Natron é um dos lagos mais salgados e alcalinos da Terra, coberto com uma crosta de sal que às vezes é de cor vermelha. A temperatura da água atinge 50 °C em certos locais, o que o torna, junto com a alcalinidade, quase impróprio para a vida. Apenas três tipos de peixes vivem aqui, adaptando-se às condições extremas.

 

#5 Buraco Azul de Dahab

A parede memorial do Buraco Azul

O Buraco Azul de Dahab é possivelmente o lugar mais perigoso para mergulhar no mundo, já que muitos mergulhadores morreram nesta caverna de 121 metros de profundidade. Os mergulhadores experientes dizem, no entanto, que as pessoas devidamente treinadas e com experiência podem mergulhar sem medo: a causa de morte geralmente é a narcose de nitrogênio ou capacidade de ar insuficiente após a ascensão.

 

#6 Horseshoe Lake, EUA

Árvores mortas nas margens do lago Horseshoe

O dióxido de carbono emitido pelas fissuras no fundo do Horseshoe Lake é mortal para tudo. O lago foi a causa da morte de quatro pessoas, bem como árvores que crescem 100 hectares ao redor. O perigo é anunciado por sinais de aviso em volta do lago.

 

#7 Lago Boiling, Dominica

Temperaturas de até 92 ºC

Este lago de montanha localizado a oito horas de caminho desde a base da montanha que o alberga pode aquecer até 92 °C devido a jatos de ar quente por baixo do solo – isso acontece devido ao magma. A natação no lago é estritamente proibida, mesmo que não haja bolhas características da água quente em sua superfície, porque este pode começar a ferver em questão de segundos.

 

#8 Rio Tinto, Portugal / Espanha

Rio Tinto, Portugal / Espanha

A escavação de fósseis que foi realizada à frente do rio Tinto por mais de 3.000 anos levou a saturação das suas águas com cobre, ferro e metais pesados, gerando águas extremamente ácidas. No entanto, mesmo em tais condições, existe um ecossistema próprio do rio que inclui bactérias que oxidam metais e tornam a água vermelha.

 

#9 Passagem de Drake

Embarcação quebra-gelo na Passagem de Drake

Muitos icebergs, velocidades de vento atingindo 128 km por hora, correntes fortes e visibilidade fraca fazem parte desse caminho aterrorizante enfrentados pelos navios que têm essa passagem como rota.

 

#10 Lago Kivu

55 bilhões de metros cúbicos de metano

Este lago aparentemente pacífico mantém um segredo mortal: existem camadas de CO2 e 55 bilhões de metros cúbicos de metano na parte inferior. Mesmo o menor terremoto pode causar uma enorme explosão.

 

Extra: criaturas da água

criaturas da água

Se você decidir nadar em um rio, lago ou qualquer outra fonte de água, certifique-se de verificar se é seguro, porque mesmo os lugares que atraem turistas podem estar infestados de lampreias, sanguessugas, ou outras formas de fauna desagradáveis.

Fonte: [brightside]

Incrível, não?

Leave A Reply

Your email address will not be published.