Gatinhos de areia selvagens foram filmados pela primeira vez e as imagens são adoráveis

Após quatro anos de paciente e extensiva pesquisa, crias de gatos de areia foram filmados pela primeira vez.

Os gatinhos, com idades compreendidas entre as seis e as oito semanas, foram vistos e filmados por uma organização chamada Panthera, que passou cerca de uma hora gravando imagens dos gatinhos, antes de gravar também imagens de uma fêmea adulta que acreditam ser a mãe dos pequenos. A equipe, chefiada pelos biólogos Grégory Breton e o Dr. Alexander Sliwa, reparou nos gatinhos enquanto voltavam para o acampamento que tinham montado no deserto do Saara, em Abril deste ano. Vislumbrando três pares de olhos brilhando na escuridão, os pesquisadores não conseguiram acreditar na sorte quando perceberam o que tinham acabado de encontrar.

 

“Encontrar esses gatinhos foi algo surpreendente”, disse Breton, diretor da Panthera France. “Acreditamos que esta foi a primeira vez pesquisadores documentaram crias de gato de areia selvagens em África”.

Os gatos de areia são a única espécie de gatos que vive exclusivamente no deserto. Eles podem ser encontrados no norte da África, no Oriente Médio e na Ásia Central, mas, como a equipe de pesquisa descobriu, é realmente difícil localizá-los devido à sua capacidade extraordinária de evitarem a detecção. Suas pelagens que se confundem com as cores do areal, e suas patas muito peludas que não deixam nenhuma pegada na areia, o que dificulta muito encontrá-los, acresce que, eles só se deslocam durante a noite. Role para baixo para ver por si mesmo. E não, antes de perguntar, você não pode ter um deles como animal de estimação.


© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton
© Grégory Breton

Mais informação: Panthera